O momento em que as pessoas têm que decidir parar de trabalhar e aposentar-se é recheado de dúvida e ansiedade. O que fazer neste momento? Como se preparar? O que considerar para ajudar nesta fase?
As pessoas devem ter em mente que uma aposentadoria forçada leva à crise e uma aposentadoria planejada leva à transição.
Perceber as mudanças comportamentais e materiais necessárias relacionadas a manutenção da saúde, do conforto financeiro e da qualidade de vida ajudam na identificação de ações inteligentes que promovem uma transição bem-sucedida.
Considerar o momento de “decidir parar de trabalhar” como uma transição evita a ansiedade e angústia causadas pelo medo de envelhecer, de não ser útil, de não ter saúde e não ter relacionamentos equilibrados. O processo de aposentadoria tratado como uma transição permite ainda o desenvolvimento de uma nova profissão ou a realização de um sonho antigo, sem colocar em risco toda conquista de longos anos de dedicação e esforço.
Em todo projeto o grau de incerteza no início da sua execução é alto, mas tende a baixar quando tudo é
harmonicamente pensado, planejado e executado.
A dicotomia, Crise e Transição, na aposentadoria só será esclarecida com uma nova consciência sobre quem verdadeiramente você é e, também, com uma nova visão de futuro que o torne feliz e pleno.
Desenvolver a sua “Inteligência Lógica-Emocional” nesta fase da vida possibilitará as percepções que o ajudarão a desafiar-se a criar algo novo, priorizando o que é verdadeiramente importante para você. O novo foco deve ser a trajetória e não somente o resultado, pois a hora é de vivenciar o presente, deixando os tropeços do passado como uma mera lembrança e a ansiedade com o por vir como uma visão de futuro a ser gradualmente conquistada.
Conhecer-se melhor requer uma identificação clara dos seus valores, princípios e propósito de vida. Identificar o que você não faria de maneira alguma, pois agride o que você tem de melhor, vai motivá-lo a seguir em frente todos os dias.
Investir nos relacionamentos amorosos, familiares e sociais trarão a leveza e o aconchego durante a caminhada. Cultivar hábitos saudáveis de alimentação e exercícios físicos vão garantir mais disposição, força e beleza ao corpo. Garantir reservas financeiras apoiarão os momentos de prazer e necessidades futuras.
Viver uma transição é sair na frente e antecipar a certeza de um futuro tranquilo.
O trabalho como Consultor de Carreira deve promover a criação e manutenção do ambiente ideal para que as pessoas e as empresas percebam-se diferentes, mesmo que esta diferença revele a necessidade de desenvolver novas competências.
Apoiar pessoas e empresas na percepção de sua trajetória autêntica e consistente é o grande desafio da KOIPEP CONSULTORIA e meu como Consultor de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas.
Francisco Monturil